Com foco na qualificação do trabalho sindical no Rio Grande do Sul, teve início no dia 14 de agosto o Curso de Administração de Empreendimento do Terceiro Setor. Em parceria com o Macrossetor da Indústria da CUT-RS, o Instituto de Formação e Pesquisa Integrar RS buscou parceria através de Emenda Parlamentar para o desenvolvimento da iniciativa, por meio do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego.
Frente às transformações no mundo do trabalho, entidades do terceiro setor, como as organizações sindicais, estão desafiadas a renovar suas estratégias de organização, especialmente nos locais de trabalho. Neste sentido, cerca de 55 (cinquenta e cinco) dirigentes sindicais dos ramos da metalurgia, alimentação, mobiliário, construção civil, calçadista, vestuário e aeroviário discutem práticas organizativas capazes de resgatar e fortalecer a representatividade do movimento junto à classe trabalhadora.
O curso acontecerá de forma híbrida, presencial e a distância. Estão previstos três módulos no curso, cada um com três dias de trabalho presencial e algumas atividades através de plataformas, completando cem horas aula de formação. A dinâmica dos encontros ocorre por meio de leituras direcionadas, debates e trabalhos práticos em grupos. Além disso, a programação conta com painéis e convidados especiais, que apresentam temas e experiências do trabalho sindical no Brasil. O segundo módulo está previsto para acontecer em outubro.
Curso de Administração em Empreendimento do Terceiro Setor foi uma parceria com o Macrossetor da Indústria da CUT e teve sua primeira etapa concluída na última sexta-feira (29). Dividido em três módulos, o curso teve início em agosto deste ano, com o tema "Os Desafios da Organização Sindical". Seguido de mais dois módulos, um que discutiu o tema “Comunicação” e outro dedicado para discussões sobre a “Luta das Mulheres na busca por Igualdade de Direitos”.
Nos dias 06 e 07 de novembro, o Instituto Integrar-RS participou da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da REFAP, em Canoas. O evento ocorreu nas dependências da Refinaria e contou com a presença de diversos projetos parceiros da estatal.
Expandir o trabalho de formação e qualificação, através de projetos que alcancem os mais diversos setores da sociedade, é um dos principais objetivos na retomada das atividades do Integrar no Rio Grande do Sul.