Na tarde do dia 05 de setembro, o Projeto Frutos da Terra avançou com o lançamento de um novo espaço de cultivo de alimentos saudáveis na cidade de Esteio. A Horta Jardim Secreto, localizada junto à Igreja Brasa, é resultado da parceria do Integrar-RS com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

O local será referência para a comunidade no que diz respeito às práticas agroecológicas, tanto no cultivo in loco quanto no aprendizado para o plantio em outros locais. “Nós vamos fazer um trabalho de 3 anos aqui na horta, e a nossa proposta é que vocês também repliquem em casa os saberes daqui“, destacou o coordenador de projetos sociais do Integrar-RS, Docimar Querubin.

A inauguração foi marcada por um culto de celebração entre os presentes. Para o Pastor Daniel, o projeto carrega um simbolismo importante para o grupo da igreja. “O espaço estava em desuso e sem cuidados. Mas o projeto chegou e as pessoas se uniram, começaram a limpar. E isso tem tudo a ver com o que Deus faz em nossa vida quando vem ao nosso encontro“.

O ex-prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, participou da inauguração e reforçou a importância do projeto para o municípío. “Metade das hortas serão instaladas na cidade. Temos que acreditar que merecemos isso, que merecemos espaços como este, de vida e de promoção da saúde para a população“.
O ESPAÇO
Além do cultivo de uma veriedade de hortaliças, de espécies de temperos e medicinais, e ainda, de árvores frutíferas e nativas, a Horta Jardim Secreto conta com um espaço amplo de convivência, que deve receber encontros e formações para capacitar cada vez mais a comunidade na gestão e no cultivo dos alimentos.

Por lá, se produz: couve, repolho, couve flor, salsa, cebolinha, alface, radite, cenoura, ervilha, rúcula, mostarda e alho poró. Há também flores diversas, manjericão, alecrim, banana, mamão, pitanga, laranja, bergamota, limão, guabiroba e araçá.
Texto e Fotos: Rita Garrido | Integrar-RS
No último dia 03 de setembro, a equipe do Integrar-RS acompanhou os representantes da Petrobras em uma agenda de visitas às hortas do Projeto Frutos da Terra, iniciativa que integra a carteira de projetos socioambientais patrocinados pela estatal.
Instalada junto à Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, a Horta Escola Dona Flora é a primeira no Rio Grande do Sul em formato geodésico, o que garante maior incidência da luz solar e um ambiente ideal para o cultivo e as práticas agroecológicas. A realização é do Instituto Integrar-RS, em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Além do plantio, cuidados com solo, água, sementes e mudas, as ações de formação junto à comunidade fazem parte do processo de estruturação das hortas, considerando a importância da informação, troca de experiências, manutenção e gestão destes espaços.