Cerimônia ocorreu na sede do CTG Chama Nativa e marcou o lançamento do projeto que conta com a parceria da Petrobras
Após uma semana de muita chuva, a sexta-feira (30) chegou ensolarada e deixou ainda mais especial o lançamento da primeira horta do Frutos da Terra, projeto do Instituto Integrar-RS em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Estruturado na sede do CTG Chama Nativa, em Esteio, o espaço foi revitalizado e ampliado, e ganhou o nome do Patrono do local, o Sr. João Carlos Felipetto, que foi pego de surpresa pela homenagem.

A cerimônia contou com apresentações de música e divulgações culturais, além da presença de lideranças locais, vereadores, escolas e outras entidades acompanhadas pelo projeto. A bióloga do Instituto Integrar-RS, Karin Lütkemeier, também lançou um desafio de integração aos convidados: ao entregar plaquinhas com os nomes das plantas cultivadas no local, convidou todos e todas a explorar a horta inaugurada.

Por lá, são cultivadas 8 variedades de hortaliças, como radiche, rúcula e beterraba, além de 12 espécies de temperos e medicinais, como malva, manjericão, alecrim, penicilina, entre outras. Há ainda inúmeras árvores frutíferas e nativas que já exisitiam e que foram acrescentadas pelo projeto, como a pitangueira, araçá, guabiroba.
“Foi uma construção coletiva, um trabalho de muitas pessoas que se agregaram junto ao trabalho que já existe aqui no CTG, a partir do senhor Felipetto“, destacou Karin.
Parcerias e apoio
O evento também contou com a participação dos parceiros da Associação dos Amigos da Horta Comunitária Santa Isabel e a da Horta Comunitária Irmão Thiago, que promoveram juntos a doação de legumes e verduras.


Docimar Querubin, coordenador de Projetos Sociais do Integrar-RS, destacou a importância das parcerias e os próximos passos do projeto.
“Hoje, de fato, é o primeiro passo de um empreendimento que é uma grande parceria com a Petrobras. Nós temos, no total, 22 hortas para serem construídas e inauguradas nas cidades de Esteio e Canoas, sendo que duas delas serão no modelo horta escola, onde as crianças poderão fazer oficinas e visitações“.
A Petrobras, parceira do Frutos da Terra, esteve presente na pessoa da fiscal Luciane Pires, que destacou a importância dos convênios da Estatal dentro do Programa Petrobras Socioambiental.
Fonte: Integrar-RS
Na tarde do dia 05 de setembro, o Projeto Frutos da Terra avançou com o lançamento de um novo espaço de cultivo de alimentos saudáveis na cidade de Esteio. A Horta Jardim Secreto, localizada junto à Igreja Brasa, é resultado da parceria do Integrar-RS com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
No último dia 03 de setembro, a equipe do Integrar-RS acompanhou os representantes da Petrobras em uma agenda de visitas às hortas do Projeto Frutos da Terra, iniciativa que integra a carteira de projetos socioambientais patrocinados pela estatal.
Instalada junto à Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, a Horta Escola Dona Flora é a primeira no Rio Grande do Sul em formato geodésico, o que garante maior incidência da luz solar e um ambiente ideal para o cultivo e as práticas agroecológicas. A realização é do Instituto Integrar-RS, em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.