Com encontros nos mais diversos grupos interessados em receber hortas comunitárias, o Integrar dá início ao projeto Frutos da Terra. Neste momento, os primeiros passos estão sendo as escolhas dos locais que irão receber as hortas e o início das obras.
Mais de 15 reuniões já foram realizadas, com cerca de 50 pessoas envolvidas, participando ativamente das atividades iniciais do projeto. “Já articulamos alguns dos locais que irão receber as hortas do Frutos da Terra, inclusive nossa horta escola que estará na cidade de Esteio. Este programa vai gerar educação e renda para todas as comunidades em que estivermos presente”, comenta Docimar Querubin, coordenador de projetos sociais do Integrar-RS.
Entre os locais que irão receber o projeto estão associações comunitárias, centros de matriz africana, igrejas, CTGs e escolas. Nas próximas semanas as obras para as construções das hortas irão começar.
FRUTOS DA TERRA
O Projeto Frutos da Terra conta com a parceria da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e é coordenado pelo Integrar atuando na educação, formação e ações socioambientais, a partir da construção de hortas coletivas, que oportunizam o plantio, o consumo e a geração de renda em comunidades, assim como o fomento do direito à segurança alimentar e o combate à fome.







Na tarde do dia 05 de setembro, o Projeto Frutos da Terra avançou com o lançamento de um novo espaço de cultivo de alimentos saudáveis na cidade de Esteio. A Horta Jardim Secreto, localizada junto à Igreja Brasa, é resultado da parceria do Integrar-RS com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
No último dia 03 de setembro, a equipe do Integrar-RS acompanhou os representantes da Petrobras em uma agenda de visitas às hortas do Projeto Frutos da Terra, iniciativa que integra a carteira de projetos socioambientais patrocinados pela estatal.
Instalada junto à Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, a Horta Escola Dona Flora é a primeira no Rio Grande do Sul em formato geodésico, o que garante maior incidência da luz solar e um ambiente ideal para o cultivo e as práticas agroecológicas. A realização é do Instituto Integrar-RS, em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.