Localizada junto ao CTG Chama Nativa em Esteio, a Horta João Carlos Felippetto foi a primeira a ser inaugurada pelo Projeto Frutos da Terra. Com uma proposta de revitalização e ampliação do cultivo que já existia no local, a estruturação do espaço teve início no mês de março, a partir de mutirões de limpeza e preparação do terreno.

Em maio, foi finalizada a etapa de estrutura (cercamento, divisão das áreas de plantio e cobertura), tendo início o processo de plantio das mudas. Por lá, são cultivadas 8 variedades de hortaliças, como radiche, rúcula e beterraba, além de 12 espécies de temperos e medicinais, como malva, manjericão, alecrim, penicilina, entre outras. Há ainda inúmeras árvores frutíferas e nativas que já existiam e que foram acrescentadas pelo projeto, como a pitangueira, araçá, guabiroba.
O lançamento oficial do espaço ocorreu no início de junho, em um evento que celebrou o trabalho coletivo de voluntários, equipes e associações parceiras. E os resultados de todo empenho já são visíveis para todo mundo que visita o local.


A Horta João Carlos Felippetto integra o Projeto Frutos da Terra, uma parceria do Instituto Integrar-RS com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Fonte: Rita Garrido | Integrar-RS
Na tarde do dia 05 de setembro, o Projeto Frutos da Terra avançou com o lançamento de um novo espaço de cultivo de alimentos saudáveis na cidade de Esteio. A Horta Jardim Secreto, localizada junto à Igreja Brasa, é resultado da parceria do Integrar-RS com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
No último dia 03 de setembro, a equipe do Integrar-RS acompanhou os representantes da Petrobras em uma agenda de visitas às hortas do Projeto Frutos da Terra, iniciativa que integra a carteira de projetos socioambientais patrocinados pela estatal.
Instalada junto à Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, a Horta Escola Dona Flora é a primeira no Rio Grande do Sul em formato geodésico, o que garante maior incidência da luz solar e um ambiente ideal para o cultivo e as práticas agroecológicas. A realização é do Instituto Integrar-RS, em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.