Sediado na Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, espaço de cultivo será aberto ao público para visitações e oficinas sobre agroecologia
Uma tarde de verão em pleno inverno gaúcho marcou o lançamento da Horta Escola Dona Flora, no sábado (30), em Esteio. Instalado junto à Casa da Cultura Hip Hop, o espaço é o primeiro no Rio Grande do Sul em formato geodésico, o que garante maior incidência da luz solar e um ambiente ideal para o cultivo e as práticas agroecológicas. A realização é do Instituto Integrar-RS, em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

O mais novo local de cultivo de alimentos saudáveis na região, carrega no nome uma homenagem à mulher que cedeu o terreno da Casa, e que presencialmente foi conferir a celebração de mais uma conquista do espaço hip hop de Esteio.
“A inauguração da nossa horta tem o peso da sensibilidade de uma mulher que escutou os nossos sonhos e permitiu que a gente pudesse transformar tudo isso em realidade”, exaltou Rafa Rafuagi, gestor cultural da Casa.
O evento contou com a presença da comunidade, de lideranças políticas e comunitárias, de representantes da Petrobras e de projetos parceiros do Frutos da Terra. No ato de lançamento, a importância de um espaço voltado à educação ambiental, às práticas agroecológicas e à produção de alimentos saudáveis foi destaque nas falas.

“Nós estávamos ansiosos por esse lançamento. As hortas são os principais produtos do Projeto Frutos da Terra, que integra a carteira de projetos socioambientais patrocinados pela Petrobras”, destacou Karen Machado, da área de responsabilidade social da Refap/Petrobras.
“Esta iniciativa ajuda a transformar vidas no território das nossas comunidades, trazendo oportunidade para desenvolver habilidades com plantio, aprendizado nas hortas escolas e a oportunidade de ofertar alimentos saudáveis para a população”, afirmou o Deputador Federal Alexandre Lindenmeyer.

FRUTOS DE UMA PARCERIA
O presidente do Instituto Integrar-RS, Paulo Chitolina, lembrou que a Horta Escola Dona Flora não é a primeira parceria da entidade com a Casa da Cultura Hip Hop de Esteio.
“Neste ano nós ofertamos junto com o pessoal aqui da Casa uma formação em Construção Civil e formamos 16 novos eletricistas, a partir de um programa do Ministério do Trabalho e Emprego”.

Para ele, este é apenas o início de muitos projetos que serão realizados entre as entidades, e que devem atender as demandas do mercado de trabalho e da comunidade como um todo.
“O Integrar é um instituto gerido pelos metalúrgicos da CUT. E vocês devem se perguntar o que os metalúrgicos tem a ver com agroecologia. Saibam que atuar nas frentes que beneficiam toda a sociedade é um esforço histórico do movimento sindical. Nós sempre lutamos para que os trabalhadores tivessem, dentro das fábricas, uma alimentação saudável. Então hoje, estamos felizes em poder ampliar nossa luta para a comunidade”.
LANÇAMENTO OFICIAL
A inauguração do espaço teve início com a revelação da placa em frente à geodésica, seguida da abertura da estufa para que todos os presentes pudessem entrar e conhecer a área interna.
Com mais de 70 m², a Horta Escola Dona Flora possui capacidade inicial de produção de 794 plantas, podendo duplicar, ou até triplicar este número a médio e longo prazo. O plantio de alimentos livres de agrotóxicos é realizado através de canteiros em bancadas, um formato pensado para a perspectiva pedagógica das ações que serão realizadas no local. A proposta é fomentar oficinas e visitas, especialmente de escolas da região, para o fortalecimento da educação ambiental.
Texto e Fotos: Rita Garrido | Integrar-RS













Na tarde do dia 05 de setembro, o Projeto Frutos da Terra avançou com o lançamento de um novo espaço de cultivo de alimentos saudáveis na cidade de Esteio. A Horta Jardim Secreto, localizada junto à Igreja Brasa, é resultado da parceria do Integrar-RS com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
No último dia 03 de setembro, a equipe do Integrar-RS acompanhou os representantes da Petrobras em uma agenda de visitas às hortas do Projeto Frutos da Terra, iniciativa que integra a carteira de projetos socioambientais patrocinados pela estatal.
Além do plantio, cuidados com solo, água, sementes e mudas, as ações de formação junto à comunidade fazem parte do processo de estruturação das hortas, considerando a importância da informação, troca de experiências, manutenção e gestão destes espaços.