Localizada junto à Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, a Horta Escola Dona Flora é a primeira em formato de geodésica no Rio Grande do Sul. Por lá, o projeto começou do zero, e foi pensado em duas frentes: produção de alimentos saudáveis para a comunidade e instalação de um espaço de educação ambiental e práticas agroecológicas, de forma a complementar as ações e atividades culturais que atualmente são realizadas no local pela Associação da Cultura Hip Hop de Esteio (ACHE).
O trabalho de estruturação da horta começou em fevereiro deste ano, com visitas da equipe técnica do Integrar-RS para avaliação e medição do terreno. A ordem de construção foi expedida em março, em um projeto exclusivo desenvolvido pelo pessoal da Steelfy Estruturas Sustentáveis.
Com mais de 70 m², a Horta Escola Dona Flora possui capacidade inicial de produção de 794 plantas, podendo duplicar, ou até triplicar este número a médio e longo prazo. O plantio de alimentos livres de agrotóxicos será realizado através de canteiros em bancadas, um formato pensado para a perspectiva pedagógica das ações que serão realizadas no local. A proposta será fomentar oficinas e visitas, especialmente de escolas da região, para o fortalecimento da educação ambiental.
A Horta Comunitária Dona Flora integra o Projeto Frutos da Terra, uma realização do Instituto Integrar-RS em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.