Banner ESPAÇO DE CULTIVO E CONVÍVIO, HORTA JARDIM SECRETO É INAUGURADA EM ESTEIO

ESPAÇO DE CULTIVO E CONVÍVIO, HORTA JARDIM SECRETO É INAUGURADA EM ESTEIO

Autor Integrar
Escrito por

Integrar

Na tarde do dia 05 de setembro, o Projeto Frutos da Terra avançou com o lançamento de um novo espaço de cultivo de alimentos saudáveis na cidade de Esteio. A Horta Jardim Secreto, localizada junto à Igreja Brasa, é resultado da parceria do Integrar-RS com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Cerimônia de inauguração da Horta Jardim Secreto ocorreu no último dia 05 de setembro. Foto: Rita Garrido / Integrar-RS

O local será referência para a comunidade no que diz respeito às práticas agroecológicas, tanto no cultivo in loco quanto no aprendizado para o plantio em outros locais. “Nós vamos fazer um trabalho de 3 anos aqui na horta, e a nossa proposta é que vocês também repliquem em casa os saberes daqui“, destacou o coordenador de projetos sociais do Integrar-RS, Docimar Querubin.

Placa de identificação da horta foi alocada na entrada da Igreja Brasa. Foto: Rita Garrido / Integrar-RS

A inauguração foi marcada por um culto de celebração entre os presentes. Para o Pastor Daniel, o projeto carrega um simbolismo importante para o grupo da igreja. “O espaço estava em desuso e sem cuidados. Mas o projeto chegou e as pessoas se uniram, começaram a limpar. E isso tem tudo a ver com o que Deus faz em nossa vida quando vem ao nosso encontro“.

Termo de compromisso com a manutenção do espaço foi firmado durante a inauguração. Foto: Rita Garrido / Integrar-RS

O ex-prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, participou da inauguração e reforçou a importância do projeto para o municípío. “Metade das hortas serão instaladas na cidade. Temos que acreditar que merecemos isso, que merecemos espaços como este, de vida e de promoção da saúde para a população“.

O ESPAÇO
Além do cultivo de uma veriedade de hortaliças, de espécies de temperos e medicinais, e ainda, de árvores frutíferas e nativas, a Horta Jardim Secreto conta com um espaço amplo de convivência, que deve receber encontros e formações para capacitar cada vez mais a comunidade na gestão e no cultivo dos alimentos.

Comunidade presente na inauguração, que contou com entrega de mudas e ação de identificação da diversidade cultivada no local. Foto: Rita Garrido / Integrar-RS

Por lá, se produz: couve, repolho, couve flor, salsa, cebolinha, alface, radite, cenoura, ervilha, rúcula, mostarda e alho poró. Há também flores diversas, manjericão, alecrim, banana, mamão, pitanga, laranja, bergamota, limão, guabiroba e araçá.

Texto e Fotos: Rita Garrido | Integrar-RS