Em fevereiro, a equipe técnica do projeto realizou uma série de visitas nos primeiros locais que deverão receber hortas, com o objetivo de realizar as medições dos espaços, os primeiros desenhos das hortas e entender as especificidades de cada local. O Frutos da Terra é uma parceria entre o Instituto Integrar RS e a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
A partir deste diagnóstico, os planejamentos técnicos de cada horta estão sendo criados, incluindo os projetos de como serão construídos cada espaço físico para que as obras sejam viabilizadas. Cada horta terá um plano de ação próprio, isso acontece porque elas possuem características e necessidades específicas, incluindo os diferentes tipos de produção.
Alguns locais serão construídos do zero e outros revitalizados, mas em todos o que está sendo levado em consideração são os pedidos das suas comunidades. O próximo passo, após a criação dos projetos, é a aprovação deles junto às próprias comunidades.
Ao longo de todos os três anos da parceria com a Petrobras, que viabiliza o Frutos da Terra, essas comunidades continuarão recebendo as visitas técnicas, que seguirão acompanhando e orientando o dia a dia das hortas conforme as demandas que surgirem.
FRUTOS DA TERRA
O Projeto Frutos da Terra conta com a parceria da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e é coordenado pelo Integrar atuando na educação, formação e ações socioambientais, a partir da construção de hortas coletivas, que oportunizam o plantio, o consumo e a geração de renda em comunidades, assim como o fomento do direito à segurança alimentar e o combate à fome.






Na tarde do dia 05 de setembro, o Projeto Frutos da Terra avançou com o lançamento de um novo espaço de cultivo de alimentos saudáveis na cidade de Esteio. A Horta Jardim Secreto, localizada junto à Igreja Brasa, é resultado da parceria do Integrar-RS com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
No último dia 03 de setembro, a equipe do Integrar-RS acompanhou os representantes da Petrobras em uma agenda de visitas às hortas do Projeto Frutos da Terra, iniciativa que integra a carteira de projetos socioambientais patrocinados pela estatal.
Instalada junto à Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, a Horta Escola Dona Flora é a primeira no Rio Grande do Sul em formato geodésico, o que garante maior incidência da luz solar e um ambiente ideal para o cultivo e as práticas agroecológicas. A realização é do Instituto Integrar-RS, em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.