No último dia 03 de setembro, a equipe do Integrar-RS acompanhou os representantes da Petrobras em uma agenda de visitas às hortas do Projeto Frutos da Terra, iniciativa que integra a carteira de projetos socioambientais patrocinados pela estatal.
Com o objetivo de acompanhar o andamento das atividades, os ficais Luciane Pires e Eduardo Amaral foram apresentados à diversidade de ações e espaços em que o projeto está presente, desde locais organizados pelas comunidades e associações de bairro, até escolas e creches, com um trabalho voltado a crianças e adolescentes.
CANOAS
No bairro Mato Grande, em Canoas, a Horta Comunitária Jardim da Conquista abriu a agenda do dia. Por lá, o trabalho coletivo das mulheres envolvidas, em parceria com o projeto Frutos da Terra, visa avançar em um espaço de convívio para a comunidade e que também garanta alimentos saudáveis a todos e todas da região.

Pertinho dalí, no bairro Mathias Velho, a Horta Comunitária Santa Isabel busca na parceria com o projeto revitalizar um espaço de plantio rico que tem expressiva atuação no bairro. O local tem recebido reformas e reforço de ferramentas e maquinários, além da construção de uma estufa, um viveiro de mudas e sementes e uma composteira.

Do outro lado da cidade, no bairro Guajuviras, a Horta Comunitária Irmão Thiago também será revitalizada pelo Frutos da Terra. Com um amplo espaço de plantio, que já conta com árvores frutíferas, ornamentais, temperos e hortaliças, o objetivo da parceria será o de agregar com acompanhamento e formações para garantir ainda mais acesso aos alimentos produzidos no local.

ESTEIO
À tarde, as visitas ocorreram na cidade de Esteio, inicialmente junto à Escola de Educação Infantil Raio de Sol, no bairro Vila Esperança. Por lá, o Frutos da Terra trabalha na finalização de uma horta que seja também um espaço de aprendizado para as crianças. A experiência com o plantio e às práticas agroecológicas fazem parte do projeto, e já foram postas em prática com uma ação de colheita dos pequenos durante a visita.

Na sequência, as equipes estiveram na Horta Comunitária Jardim Secreto, instalada junto à Igreja Brasa, no bairro Vila Olímpica. O local trabalha principalmente com imigrantes, que participam das ações de plantio e cultivo, e que já estão colhendo os frutos desta parceria.

Por fim, a agenda se encerrou com uma visita na Horta João Carlos Felippetto, junto ao CTG Chama Nativa, no bairro Jardim Planalto. Esta, que foi a primeira horta inaugurada pelo Projeto Frutos da Terra, segue com a produção de alimentos saudáveis, que abastecem a escola infantil localizada no mesmo terreno e as atividades do CTG, além da comunidade que pode buscar verduras e temperos no espaço.

Texto: Rita Garrido / Integrar-RS
Fotos: Rita Garrido e Rafaela Amaral / Integrar-RS
Na tarde do dia 05 de setembro, o Projeto Frutos da Terra avançou com o lançamento de um novo espaço de cultivo de alimentos saudáveis na cidade de Esteio. A Horta Jardim Secreto, localizada junto à Igreja Brasa, é resultado da parceria do Integrar-RS com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Instalada junto à Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, a Horta Escola Dona Flora é a primeira no Rio Grande do Sul em formato geodésico, o que garante maior incidência da luz solar e um ambiente ideal para o cultivo e as práticas agroecológicas. A realização é do Instituto Integrar-RS, em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Além do plantio, cuidados com solo, água, sementes e mudas, as ações de formação junto à comunidade fazem parte do processo de estruturação das hortas, considerando a importância da informação, troca de experiências, manutenção e gestão destes espaços.