Banner FRUTOS DA TERRA INAUGURA PRIMEIRA HORTA GEODÉSICA DO PROJETO

FRUTOS DA TERRA INAUGURA PRIMEIRA HORTA GEODÉSICA DO PROJETO

Autor Integrar
Escrito por

Integrar

Sediado na Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, espaço de cultivo será aberto ao público para visitações e oficinas sobre agroecologia

Uma tarde de verão em pleno inverno gaúcho marcou o lançamento da Horta Escola Dona Flora, no sábado (30), em Esteio. Instalado junto à Casa da Cultura Hip Hop, o espaço é o primeiro no Rio Grande do Sul em formato geodésico, o que garante maior incidência da luz solar e um ambiente ideal para o cultivo e as práticas agroecológicas. A realização é do Instituto Integrar-RS, em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Tarde ensolarada marcou o lançamento da primeira horta geodésica do Projeto Frutos da Terra. Foto: Rita Garrido / Integrar-RS

O mais novo local de cultivo de alimentos saudáveis na região, carrega no nome uma homenagem à mulher que cedeu o terreno da Casa, e que presencialmente foi conferir a celebração de mais uma conquista do espaço hip hop de Esteio.

A inauguração da nossa horta tem o peso da sensibilidade de uma mulher que escutou os nossos sonhos e permitiu que a gente pudesse transformar tudo isso em realidade”, exaltou Rafa Rafuagi, gestor cultural da Casa.

O evento contou com a presença da comunidade, de lideranças políticas e comunitárias, de representantes da Petrobras e de projetos parceiros do Frutos da Terra. No ato de lançamento, a importância de um espaço voltado à educação ambiental, às práticas agroecológicas e à produção de alimentos saudáveis foi destaque nas falas.

Cerimônia de lançamento reforçou a importância de um espaço voltado às práticas agroecológicas. Foto: Rita Garrido | Integrar-RS

Nós estávamos ansiosos por esse lançamento. As hortas são os principais produtos do Projeto Frutos da Terra, que integra a carteira de projetos socioambientais patrocinados pela Petrobras”, destacou Karen Machado, da área de responsabilidade social da Refap/Petrobras.

Esta iniciativa ajuda a transformar vidas no território das nossas comunidades, trazendo oportunidade para desenvolver habilidades com plantio, aprendizado nas hortas escolas e a oportunidade de ofertar alimentos saudáveis para a população”, afirmou o Deputador Federal Alexandre Lindenmeyer.

Representantes da parceria Integrar-RS, Petrobras e Casa da Cultura Hip Hop de Esteio. Foto: Rita Garrido / Integrar-RS

FRUTOS DE UMA PARCERIA

O presidente do Instituto Integrar-RS, Paulo Chitolina, lembrou que a Horta Escola Dona Flora não é a primeira parceria da entidade com a Casa da Cultura Hip Hop de Esteio.

Neste ano nós ofertamos junto com o pessoal aqui da Casa uma formação em Construção Civil e formamos 16 novos eletricistas, a partir de um programa do Ministério do Trabalho e Emprego”.

Paulo Chitolina, presidente do Instituto Integrar-RS. Foto: Rita Garrido / Integrar-RS

Para ele, este é apenas o início de muitos projetos que serão realizados entre as entidades, e que devem atender as demandas do mercado de trabalho e da comunidade como um todo.

O Integrar é um instituto gerido pelos metalúrgicos da CUT. E vocês devem se perguntar o que os metalúrgicos tem a ver com agroecologia. Saibam que atuar nas frentes que beneficiam toda a sociedade é um esforço histórico do movimento sindical. Nós sempre lutamos para que os trabalhadores tivessem, dentro das fábricas, uma alimentação saudável. Então hoje, estamos felizes em poder ampliar nossa luta para a comunidade”.

LANÇAMENTO OFICIAL

A inauguração do espaço teve início com a revelação da placa em frente à geodésica, seguida da abertura da estufa para que todos os presentes pudessem entrar e conhecer a área interna.

Com mais de 70 m², a Horta Escola Dona Flora possui capacidade inicial de produção de 794 plantas, podendo duplicar, ou até triplicar este número a médio e longo prazo. O plantio de alimentos livres de agrotóxicos é realizado através de canteiros em bancadas, um formato pensado para a perspectiva pedagógica das ações que serão realizadas no local. A proposta é fomentar oficinas e visitas, especialmente de escolas da região, para o fortalecimento da educação ambiental.

Texto e Fotos: Rita Garrido | Integrar-RS