ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E AGROECOLOGIA
O projeto é uma parceria do Instituto de Formação e Pesquisa Integrar-RS com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e tem como objetivo central desenvolver um amplo processo de educação, formação e construção de alternativas comunitárias na produção de alimentos saudáveis e educação ambiental.
Ao longo de três anos, a iniciativa irá oportunizar o plantio, o cultivo e o consumo de alimentos, atrelado à geração de renda nas comunidades do entorno da Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP). Também realizará nestes locais, oficinas de conscientização sobre temas sensíveis à cidadania, tais como a segurança alimentar, os direitos do trabalho, os direitos humanos e o empreendedorismo.
QUALIFICAÇÃO PARAEDUCAR, FORMAR E CONSTRUIR ALTERNATIVAS COMUNITÁRIAS
O projeto Frutos da Terra conta com uma equipe especilizada, composta por agrônomos, técnicos ambientais, biólogos, educadores sociais, nutricionista, assistente social, além de equipes administrativa e pedagógica, capacitadas para o trabalho junto às comunidades.
Na tarde do dia 05 de setembro, o Projeto Frutos da Terra avançou com o lançamento de um novo espaço de cultivo de alimentos saudáveis na cidade de Esteio. A Horta Jardim Secreto, localizada junto à Igreja Brasa, é resultado da parceria do Integrar-RS com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
No último dia 03 de setembro, a equipe do Integrar-RS acompanhou os representantes da Petrobras em uma agenda de visitas às hortas do Projeto Frutos da Terra, iniciativa que integra a carteira de projetos socioambientais patrocinados pela estatal.
Além do plantio, cuidados com solo, água, sementes e mudas, as ações de formação junto à comunidade fazem parte do processo de estruturação das hortas, considerando a importância da informação, troca de experiências, manutenção e gestão destes espaços.
Espaço voltado à agroecologia e à educação ambiental integra o Projeto Frutos da Terra, uma realização do Instituto Integrar-RS em parceria com a Petrobras
Localizada junto à Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, a Horta Escola Dona Flora é a primeira em formato de geodésica no Rio Grande do Sul. Esta é mais uma ação em parceria do Instituto Integrar-RS com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Localizada junto ao CTG Chama Nativa em Esteio, a Horta João Carlos Felippetto foi a primeira a ser inaugurada pelo Projeto Frutos da Terra, uma parceria do Instituto Integrar-RS com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Cerimônia ocorreu na sede do CTG Chama Nativa e marcou o lançamento do projeto que conta com a parceria da Petrobras
O agrônomo do Integrar, Leandro Benatto, conduziu a ação orientando os presentes de quais as melhores formas para preparar a horta, como deve-se utilizar os materiais disponíveis e quais os cuidados necessários neste momento.
Em visita ao viveiro Mulheres da Terra, localizado no Assentamento Filhos de Sepé em Viamão e no Viveiro Orgânicos Bourscheid em Nova Santa Rita, equipe do projeto buscou mapear quais os tipos de mudas os agricultores conseguem ofertar para as mais de 20 hortas que estão sendo planejadas.
Em fevereiro, a equipe técnica do projeto realizou uma série de visitas nos primeiros locais que deverão receber as hortas do projeto em parceria com a Petrobras.
Com encontros nos mais diversos grupos interessados em receber hortas comunitárias, o Integrar dá início ao projeto Frutos da Terra. Neste momento, os primeiros passos estão sendo as escolhas dos locais que irão receber as hortas e o início das obras.
Nos dias 06 e 07 de novembro, o Instituto Integrar-RS participou da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da REFAP, em Canoas. O evento ocorreu nas dependências da Refinaria e contou com a presença de diversos projetos parceiros da estatal.
Expandir o trabalho de formação e qualificação, através de projetos que alcancem os mais diversos setores da sociedade, é um dos principais objetivos na retomada das atividades do Integrar no Rio Grande do Sul.